Essa é uma das minhas receitas favoritas. Achei a massa certa, boa de trabalhar e fica como a massa podre, derrete na boca. O recheio fui modificando até chegar neste, que ficou do jeito que eu gosto num Empadão. Pode fazer, é elogio na certa!!
Coloque numa tigela a farinha de trigo, o sal e a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida. À parte, misture o ovo, a gema, o leite e o creme de leite e junte à farofa, amassando bem. Cubra a massa e leve à geladeira por 30 minutos.
Cozinhe o peito de frango na panela de pressão, depois desfie o frango e reserve. Dá para desfiar na panela mesmo, é só ir mexendo com a colher depois que o frango estiver bem cozido e ainda quente.
Doure o alho e a cebola na panela com um pouco de óleo, acrescente um pouco do caldo do cozimento do frango e o tablete de caldo de galinha, mexa até dissolver. Depois acrescente o frango desfiado e continue mexendo. Acrescente as azeitonas, o cheiro verde, o orégano e acerte o sal. Deixe esfriar um pouco, depois acrescente o catupiry, o suficiente para a mistura ficar mais cremosa.
Abra 2/3 da massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Espalhe o recheio, cubra com tiras de catupiry. Depois abra o restante da massa e coloque sobre o recheio, fechando bem toda a lateral da torta. Pincele sobre a massa com uma gema misturada a um pouco de óleo. Decore a gosto com os retalhos que ficou da massa e pincele os retalhos também. Leve ao forno médio, pré-aquecido, até que o Empadão esteja dourado. Desenforme e sirva.
Pode acrescentar milho e ervilha também.
E tem a opção de fazer com molho vermelho no lugar do catupiry. Teste a receita e use seus ingredientes favoritos.
Bom apetite
Faça e compartilhe